terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Tempero de Vida

Fiquei um período afastada em função da falta de internet na minha casa, por isso deixo a mensagem de fim de ano que entreguei para colegas de trabalho e familiares.



Cada pitada do que colocamos na nossa vida faz diferença no gosto que encontramos ao final de um ano. Dia a dia devemos buscar o equilíbrio entre os temperos disponíveis, pensando em um sabor ideal, que contemple as aspirações que acumulamos.

O segredo da receita é acrescentar o que falta: para dias de tristeza, pitadas de alegria; para momentos de angústia, porções de esperança; para períodos de ansiedade, doses de harmonia...

Quando nos faltam ingredientes, o jeito é aproveitar as sementes presentes nos ambientes que frequentamos. Podemos começar preparando o terreno, adubando-o com nossas melhores qualidades. Após a semeadura, é preciso oferecer energias positivas e boas vibrações para que os temperos se desenvolvam de acordo com o que desejamos. Enquanto aguardamos a colheita, podemos continuar nosso cotidiano com paciência e perseverança, retirando as ervas daninhas que surgirem e começando de novo diante das intempéries.

Um ano é um tempo adequado para observar o desenvolvimento da receita que criamos para a nossa vida. Na preparação para as festas de fim de ano, podemos avaliar o sabor que alcançamos, refletindo com honestidade sobre o que falta e o que tem em excesso. Há sempre um novo ano para ajustar a receita, tentando novos temperos para os novos momentos.

E, se nossa produção for farta, podemos juntar os temperos que sobrarem para oferecer àqueles que nos rodeiam, espalhando possibilidades para que as vidas tenham mais sabor.




Para fazer o sal temperado utilizei ervas que tinha na minha horta, todas frescas, e sal marinho. Colhi, lavei e escorri as ervas, processei com 1 kg de sal marinho, dividi em 4 partes e misturei cada parte com mais 1 kg de sal marinho. O sal desidrata as ervas e não é necessário guardar na geladeira. Esse sal diminui em aproximadamente 30% o uso de sal nos alimentos, incluindo um sabor e um odor agradáveis ao ato de cozinhar.

Ingredientes: Sal Marinho, Manjericão, Orégano, Salsa, Cebolinha, Sálvia, Alecrim e Tomilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário